SOBRE A CASA DE ACERVO
A Casa de Acervo. Oficina, existe como um local de preservação e armazenamento para abrigar mais de 3000 itens de figurino, adereços e objetos de cena dos últimos 35 anos da história do Teatro Oficina, itens históricos que foram usados em montagens e que possuem ligação com a trajetória da companhia. A Casa Acervo situa se, no bairro da Bela Vista, uma localização estratégica, pois está a poucos minutos do Teatro Oficina, na Rua Jaceguai, no mesmo bairro. Seus 3 pavimentos são divididos em 8 salas onde toda a coleção está sendo organizada, e parte dela disponível para locação. Além disso, para ampliar o acesso a esses itens e o conhecimento sobre o fazer de cada um deles, o acervo está sendo catalogado e suas informações serão disponibilizadas na plataforma Tainacan para pesquisa. Dessa forma, o trabalho da equipe multidisciplinar envolvida na Casa Acervo faz com que ela se torne um espaço de memória, pesquisa e democratização do acesso do público a essa parte tão importante da história do Teatro Oficina, e portanto do teatro paulistano e brasileiro como um todo.
O PLANO DE PRESERVAÇÃO E CATALOGAÇÃO
O Plano de Preservação e Catalogação do Acervo do Teatro Oficina é um projeto com duração de 12 meses, contemplado pelo Proac 38/2024 da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O projeto se divide em três eixos principais: Preservação e Conservação de Acervo Têxtil (figurinos); Catalogação do Acervo de Figurinos; e Adequação da Infraestrutura da Casa do Acervo.
Preservação e Conservação de Acervo Têxtil (figurinos)
A conservação de acervo têxtil é fundamental para a preservação da história, da cultura e do patrimônio artístico de uma sociedade. Tecidos, roupas e outros itens têxteis não são apenas objetos utilitários; eles carregam histórias sobre modos de vida, tradições culturais, status social, e expressões artísticas de diferentes épocas e regiões. No caso do Teatro Oficina, preservar esses itens é preservar um pedaço da identidade cultural e histórica do teatro brasileiro e do teatro paulista. Dentro deste eixo, estamos desenvolvendo várias atividades para atingir seus objetivos. A primeira foi uma Oficina de Conservação e Restauração de Têxteis, ministrada por Cláudia Nunes, que se tornou consultora do projeto. Nela, a equipe já ligada à Casa Acervo e outros participantes puderam conhecer os cuidados necessários para a preservação dos figurinos no acervo. A partir desses ensinamentos, estamos realizando ações para colocar esse aprendizado em prática, como a confecção de itens para o acondicionamento adequado das peças na casa. Para garantir a continuidade do trabalho após o término do projeto, é prevista a criação de um plano de sustentabilidade econômica para o futuro da Casa.
Catalogação do Acervo de Figurinos
O projeto prevê que cada peça de figurino do Teatro Oficina seja identificada e catalogada pela equipe do projeto, utilizando a Plataforma Tainacan. A Plataforma Tainacan é uma ferramenta digital desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e outras instituições, destinada à gestão, preservação e compartilhamento de acervos digitais. Ela foi criada para facilitar a criação e manutenção de repositórios digitais, especialmente voltada para instituições culturais, museus, bibliotecas, arquivos e outras
organizações que possuem coleções de itens culturais, históricos, científicos ou artísticos. Isso promove a preservação digital e o acesso ao patrimônio cultural pelo público geral. A nossa equipe de catalogação, além da equipe original, chamada de núcleo duro da Casa Acervo, conta com um grupo formado pelas participantes da oficina ministrada por Cláudia Nunes, que estão fotografando e preenchendo todas os formulários necessários sobre cada peça para inclusão no acervo digital.
Adequação da Infraestrutura da Casa do Acervo
Transformar uma casa em um ambiente que abriga um acervo requer uma série de ações cuidadosamente planejadas e executadas para preservar tanto a segurança da casa como os itens da coleção do acervo. Para tanto, foram realizadas ações de adequação de segurança patrimonial e prevenção contra incêndios, além de adequação de espaços para a funcionalidade do trabalho das equipes de catalogação e coordenação.